Início Por que precisamos de programas de letramento tecnológico?

Por que precisamos de programas de letramento tecnológico?

No coração da sociedade tecnológica moderna reside um paradoxo não reconhecido. Embora sejamos cada vez mais dependentes de tecnologia e continuarmos adotando novas tecnologias em um ritmo incessante, nós brasileiros não estamos equipados para tomar decisões ponderadas ou mesmo pensar criticamente sobre tecnologia.

Ainda não estamos plenamente conscientes dos impactos benéficos e maléficos das tecnologias que usamos diariamente. Ignoramos o fato de que nossas escolhas tecnológicas influenciam a nossa saúde e bem-estar econômico; a maneira como constituímos nossas interações e laços afetivos; o modo como nos relacionamos com os grupos onde participamos (empresas, organizações, comunidades, família); os tipos de postos de trabalho e de lazer disponíveis; e até mesmo os nossos meios de autoexpressão. Na verdade, não sabemos sequer o que a tecnologia é, como ela funciona, como é criada, como ela molda a sociedade e como a sociedade influencia o seu desenvolvimento. Em suma, não somos “tecnologicamente alfabetizados.”

Diante desse contexto de analfabetismo tecnológico generalizado em todas os segmentos sociais, o IHT criou diversos programas de letramento tecnológico para:

1 – Capacitar os mais diversos segmentos da sociedade brasileira (crianças, jovens, adultos, famílias, comunidades, empresas públicas e privadas), para reconhecerem e tirarem o máximo proveito dos benefícios proporcionados pelas tecnologias e/ou evitarem algumas das armadilhas engendradas por elas;

2 – Capacitar a atual (e futura) geração para gerir a mudança tecnológica de forma mais inteligente e colaborativa.